Um computador (ou sistema computacional) é dito seguro se este atende a três requisitos básicos relacionados aos recursos que o compõem: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A confidencialidade diz que a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados; a integridade diz que a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto, e a disponibilidade diz que os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários.
Alguns exemplos de violações a cada um desses requisitos são:
Confidencialidade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda;
Integridade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e altera informações da sua declaração de Imposto de Renda, momentos antes de você enviá-la à Receita Federal;
Disponibilidade: o seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e por este motivo você fica impossibilitado de enviar sua declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.
1.1. Por que devo me preocupar com a segurança do meu computador?
Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços; comunicação, por exemplo, através de e-mails; armazenamento de dados, sejam eles pessoais ou comerciais, etc.
É importante que você se preocupe com a segurança de seu computador, pois você, provavelmente, não gostaria que:
suas senhas e números de cartões de crédito fossem furtados e utilizados por terceiros;
sua conta de acesso a Internet fosse utilizada por alguém não autorizado;
seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais, fossem alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
seu computador deixasse de funcionar, por ter sido comprometido e arquivos essenciais do sistema terem sido apagados, etc.
1.2. Por que alguém iria querer invadir meu computador?
A resposta para esta pergunta não é simples. Os motivos pelos quais alguém tentaria invadir seu computador são inúmeros. Alguns destes motivos podem ser:
*utilizar seu computador em alguma atividade ilícita, para esconder a real identidade e localização do invasor;
*utilizar seu computador para lançar ataques contra outros computadores;
*utilizar seu disco rígido como repositório de dados;
*destruir informações (vandalismo);
*disseminar mensagens alarmantes e falsas;
*ler e enviar e-mails em seu nome;
*propagar vírus de computador;
*furtar números de cartões de crédito e senhas bancárias;
*furtar a senha da conta de seu provedor, para acessar a Internet se fazendo passar por você;
*furtar dados do seu computador, como por exemplo, informações do seu Imposto de Renda.
Mais:
Um comentário:
INFELIZMENTE, SALVANDO ALGUNS QUE COLABORAM P/ A SEGURANÇA DAS EMPRESAS, A MAIORIA SÃO PSICOPATAS FRUSTRADOS, SEM INDIVIDUALIDADE SUFICIENTE P/ ENFRENTAR A SOCIEDADE. MENTEM, ROUBAM, MANIPULAM, SE ESCONDEM, TENTAM GANHAR NO ILÍCITO O QUE NÃO CONSEGUEM DE FORMA NORMAL, COMO TODOS OS OUTROS. SÃO VULNERÁVEIS UMA VEZ QUE FICAM EM CIMA DO MURO, QUERENDO VIVER DIFERENTE DOS OUTROS MAS SEM CACIFE P/ ADMITIR ISSO, SÃO INCONFORMADOS C/ A VIDA E COM A SOCIEDADE, MAS QUE AO MESMO TEMPO NÃO CONSEGUEM DAR ALGUMA CONTRIBUIÇÃO A ESSA MESMA SOCIEDADE. SERES DOENTES, DESAJUSTADOS, VULNERÁVEIS, FALSOS. NÃO SE SOCIALIZAM, NEM CONTRIBUEM. OU SEJA, PSICOPATAS.
Postar um comentário